Depois de quase vinte anos de
existência, alguns com uso intensivo, e alguns
maus tratos é natural que a minha KONA
Sex Three precise
de muitos cuidados. Sempre
insisti em manter os componentes de origem, mas neste momento, além
do quadro já só mantêm os travões Magura Blue e a suspensão da
frente, uma Judi DH.
Para manípulos de
mudanças, grift shift, de 8v, em estado de funcionamento
impraticável provocado pelo desgaste, já não consegui encontrar
peças, nem novos, o que levou a necessidade de substituir a
totalidade da transmissão . Na verdade, uma nova transmissão de
luxo e mais uma mudança: - Quase tudo SRAM, gama X9 e já a pensar
nos novos desafios; pedaleiros normais, 22/44, mas... cassete a 12/36
e o desviador, claro, SRAM X9. Em resumo, pronta para subir paredes,
assim as pernas ajudem..
Trocando por miúdos isto
da transmissão, significa que, à minha cadência habitual de uma
pedalada por segundo com o pedaleiro maior e com carreto menor atás
consigo fazer 26,4Km (44/12x2x3600) por hora, isto em condições
óptimas. No oposto, nas piores condições – desníveis acima de
10%- , com o pedaleiro mais pequeno e com o carreto maior atrás
apenas consigo fazer
2,4Km (12/36x2x3600) numa
hora.
O amortecedor traseiro, é
agora um KINDCHOSK A-TWO, colocado por recurso em Vila Real de Sto.
António depois de o Fox de origem ter avariado. Contudo, o
KINDCHOSK A-TWO será substituido nos próximos dias dado que é de
qualidade muito fraca. À frente, a JUDI DH também vai ser
substituida porque não satisfaz as exigências dos desafios que se
aproximam.
Genericamente, aí está
uma bike com quase 20 anos, afinadinha, em boa condição para as
voltinhas, mas a aguardar suspensões novas para as próximas
aventuras.
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